Thursday, August 1, 2013

Demolição

Há poucos anos a construção civil começou a caminhar em passos cada vez mais largos no Brasil e virou um negócio interessante para muita gente: recém-casados encontraram seus ninhos, famílias aumentaram, o governo garantiu a preferência dos eleitores e construtoras agigantaram-se como num passe de mágica. O panorama das cidades também mudou conforme cidades pequenas começaram a se verticalizar e áreas antigas das metrópoles passaram a dar lugar a novos edifícios. 

Às vezes edifícios brotam da terra, surgem como mato resistente e tornam a selva de concreto cada vez mais fechada; às vezes chegam sem pedir licença e desajeitadamente tropeçam na antiguidade, derrubando casas desabitadas, escolas silenciosas e comércios falidos. Esta substituição é permitida através do trabalho de demolidores. Dentre todos os demolidores do crescente mundo da construção civil, era necessário colocar Benê um degrau acima do resto. 

O atarracado negro de pouco mais de um metro e meio de altura não parecia ser o modelo ideal do profissional incumbido de realizar um esforço físico tão severo, mas Benedito compensava com energia e disposição o que lhe faltava de altura e envergadura. Mesmo destruindo o trabalho alheio era chamado de "artista" pelos colegas: sempre sabia quais pontos das estruturas devia atingir com sua marreta para conseguir o efeito máximo com o mínimo de esforço e por isso fazia paredes desaparecerem como folhas de papel. Quando queria impressionar seus colegas, no entanto, incansavelmente atingia seus alvos com saraivadas de golpes velozes. O suor corria por seu corpo, mas aquela escultura móvel de ébano não demonstrava nenhum sinal de estafa.

E assim casas tombaram, barracões caíram, imóveis parcialmente construídos voltaram ao pó e até um ou outro prédio foram reduzidos a migalhas - todos vítimas da impetuosidade de Benê. Graças a seu talento único Benê era sempre uma atração onde trabalhava e ganharia dezenas de doses de cachaça de seus colegas, porém havia uma peculiaridade: Benedito não costumava parar nos botecos depois do trabalho. Diziam que era crente, que tinha problema de fígado e até que pagava promessa, mas ele apenas dizia que economizava dinheiro, que não gastaria com pinga naquele momento - e assim fugia até das doses que lhe eram oferecidas como agradecimento pelos seus serviços bem executados.

Seguia-se esta rotina até aquela manhã de terça-feira em que a demolição ficou paralisada por um boato: Benê havia perdido a sintonia com sua marreta. Não parecia cansado nem doente,  mas via-se outra pessoa sob sua pele, esta incapaz e até apática diante do adversário de tijolos. Robson, o capataz, tratou de resolver este impasse e perguntou ao seu astro o que havia acontecido. Constrangido, Benê chamou Robson para um canto isolado da obra e explicou:

- Sabe o que é, doutor? Eu gostava demais de quebrar tudo aqui na obra, derrubar as parede, quebrar os pilar... Até ajudava os outro mesmo quando já tinha terminado o meu serviço porque eu achava bom mesmo é poder quebrar as coisa, sabe? Eu chegava em casa e ficava com uma coisa que eu queria quebrar tudo e até fiz isso uma vez depois de ficar de fogo. Mas depois que conheci a Lucinéia ela falou que ia me dar um beijo só se eu entrasse na linha, parasse de beber e merecesse o beijo porque ela me viu nesse dia que eu tava de fogo. Eu comecei a andar na linha, não fui mais tomar minha pinga e ontem ganhei o beijo. O problema é que essa vontade de quebrar tudo... passou.

E o mundo da demolição perdeu seu mais talentoso profissional para Lucinéia. Robson avisou que mulher é um bicho perigoso e que não sabia se teria como manter o emprego de Benê, mas o demolidor não o ouvia: dotado da convicção dos apaixonados, tornara-se muito mais resistente do que as paredes que trouxa abaixo.

2 comments:

  1. Fazer burada no emprego, deixar de lado o que se ama, mudar completamente o rumo da vida. Coisas que homens apaixonado fazem.

    ReplyDelete
    Replies
    1. HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAHAUAHUHAUHAHA !!!! Tenho de concordar.

      Lu, tu é bom pra caramba... Quero que mande mais no meu email sempre que postar aqui, por favor! Eu leio até o final, eu juro... hahahah. Bjo <3

      Delete